As Perícias
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As Perícias
Perícias
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As perícias são formas de regular o que seu personagem pode e não pode fazer. Elas se extendem à diversas áreas, e em alguns casos são imprescindíveis para que uma ação seja efetuada. Além de regular capacidades, as perícias servem para guiar seu personagem em um caminho que lhe agrade. Por exemplo; dois guerreiros podem ter o mesmo nível e a mesma raça, mas um pode ter uma sequência de perícias que facilite seu aproveitamento do campo de batalha, enquanto o outro pode ter um manejo incrível de espadas e escudos.
As perícias são melhoradas com treino, e você pode encontrar diversas áreas adequadas para tais treinamentos. Uma floresta, por exemplo, pode ser usada para treino de conhecimentos naturais e conhecimentos animais, enquanto um bar numa capital pode ser utilizado para arranjar brigas e treinar combate corpo-a-corpo.
Cada perícia é dividida em três graus: Iniciantes (INI), Intermediários (MED) e Avançados (AVA). Quanto maior o grau da perícia, maior é o bônus oferecido por ela. As perícias são agrupadas em dois tipos: Físicas e Intelectuais.
As perícias são melhoradas com treino, e você pode encontrar diversas áreas adequadas para tais treinamentos. Uma floresta, por exemplo, pode ser usada para treino de conhecimentos naturais e conhecimentos animais, enquanto um bar numa capital pode ser utilizado para arranjar brigas e treinar combate corpo-a-corpo.
Cada perícia é dividida em três graus: Iniciantes (INI), Intermediários (MED) e Avançados (AVA). Quanto maior o grau da perícia, maior é o bônus oferecido por ela. As perícias são agrupadas em dois tipos: Físicas e Intelectuais.
FÍSICAS
Corpo-a-Corpo:
● Iniciantes: Consegue lutar desarmado.
● Intermediários: Pode usar os braços para bloquear ataques e esquiva-se de socos.
● Avançados: Usa golpes avançados, comuns à artes marciais.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Bárbaros, Arqueiros.
Manuseio [Arcos]:
● Iniciantes: Permite ao usuário utilizar arcos e similares como armas.
● Intermediários: Pode lançar flechas com naturalidade, enquanto se locomove.
● Avançados: Consegue calcular os fatores externos nos tiros.
Disponível para: Arqueiros.
Manuseio [Armas Brancas]:
● Iniciantes: Permite ao usuário utilizar espadas e machados como armas.
● Intermediários: Manipula armas brancas de duas mãos com facilidade.
● Avançados: Pode usar mais de uma arma ao mesmo tempo.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Bárbaros, Arqueiros.
Manuseio [Escudos]:
● Iniciantes: Pode usar escudos leves para aparar golpes.
● Intermediários: Usa escudos pesados.
● Avançados: Pode usar escudos para atingir o adversário.
Disponível para: Guerreiros, Bárbaros.
Mira:
● Iniciantes: Mira bem quando parado.
● Intermediários: Pode atirar em movimento.
● Avançados: Raramente erra o alvo.
Disponível para: Ladinos, Arqueiros.
Primeiros-Socorros:
● Iniciantes: Sabe fazer curativos em ferimentos leves.
● Intermediários: Sabe imobilizar fraturas, estancar sangramentos e fazer curativos excelentes.
● Avançados: Pode tratar doenças não muito graves.
Disponível para: Todos.
Reflexos:
● Iniciantes: Pode se desviar de golpes corporais básicos.
● Intermediários: Consegue se desviar de golpes armados fracos e/ou lentos.
● Avançados: Possui reflexos exímios.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Arqueiros.
Furtividade:
● Iniciantes: Consegue caminhar e efetuar movimentos silenciosamente, sem deixar rastros.
● Intermediários: Pode camuflar-se em diversos cenários; Escapa de algemas e correntes.
● Avançados: Pode roubar itens pequenos discretamente.
Disponível para: Ladinos.
Equilíbrio:
● Iniciantes: Possui equilíbrio acima do normal.
● Intermediários: Pode realizar saltos longos e acrobacias.
● Avançados: Pode manter-se erguido em qualquer superfície e tem total consciência corporal.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Arqueiros.
Montaria:
● Iniciantes: O Personagem sabe montar e cavalgar um animal (em geral cavalos).
● Intermediários: Pode usar montarias em batalhas.
● Avançados: Pode realizar manobras com a montaria (saltos e atacar com o animal)
Disponível para: Todos.
Vôo:
● Iniciantes: Podem alçar vôo por intermédio de asas.
● Intermediários: Vôos rápidos que permitem ataques aéreos.
● Avançados: Voa de forma natural, sem fadiga.
Disponível para: Wäzurys e Turyans.
Sentidos Aguçados:
● Iniciantes: Tem visão e ouvidos ligeiramente aguçados.
● Intermediários: Pode ver melhor em qualquer situação e ouve sons mínimos.
● Avançados: Apresenta sentidos realmente excepcionais.
Disponível para: Elfos.
Magia:
● Iniciantes: Podem efetuar magias básicas. Quanto mais vitalidade e integridade física o usuário apresentar, mais forte a magia. Qualquer magia custa mana.
● Intermediários: Conjuram magias mais poderosas, que pouco dependem do próprio estado físico, mas que ainda assim requerem energia e mana.
● Avançados: Consegue conjurar magias bem avançadas, e apenas as mais fortes que lhe custam energia.
Disponível para: Monges, shamans, feiticeiros, druidas e animagos.
● Iniciantes: Consegue lutar desarmado.
● Intermediários: Pode usar os braços para bloquear ataques e esquiva-se de socos.
● Avançados: Usa golpes avançados, comuns à artes marciais.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Bárbaros, Arqueiros.
Manuseio [Arcos]:
● Iniciantes: Permite ao usuário utilizar arcos e similares como armas.
● Intermediários: Pode lançar flechas com naturalidade, enquanto se locomove.
● Avançados: Consegue calcular os fatores externos nos tiros.
Disponível para: Arqueiros.
Manuseio [Armas Brancas]:
● Iniciantes: Permite ao usuário utilizar espadas e machados como armas.
● Intermediários: Manipula armas brancas de duas mãos com facilidade.
● Avançados: Pode usar mais de uma arma ao mesmo tempo.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Bárbaros, Arqueiros.
Manuseio [Escudos]:
● Iniciantes: Pode usar escudos leves para aparar golpes.
● Intermediários: Usa escudos pesados.
● Avançados: Pode usar escudos para atingir o adversário.
Disponível para: Guerreiros, Bárbaros.
Mira:
● Iniciantes: Mira bem quando parado.
● Intermediários: Pode atirar em movimento.
● Avançados: Raramente erra o alvo.
Disponível para: Ladinos, Arqueiros.
Primeiros-Socorros:
● Iniciantes: Sabe fazer curativos em ferimentos leves.
● Intermediários: Sabe imobilizar fraturas, estancar sangramentos e fazer curativos excelentes.
● Avançados: Pode tratar doenças não muito graves.
Disponível para: Todos.
Reflexos:
● Iniciantes: Pode se desviar de golpes corporais básicos.
● Intermediários: Consegue se desviar de golpes armados fracos e/ou lentos.
● Avançados: Possui reflexos exímios.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Arqueiros.
Furtividade:
● Iniciantes: Consegue caminhar e efetuar movimentos silenciosamente, sem deixar rastros.
● Intermediários: Pode camuflar-se em diversos cenários; Escapa de algemas e correntes.
● Avançados: Pode roubar itens pequenos discretamente.
Disponível para: Ladinos.
Equilíbrio:
● Iniciantes: Possui equilíbrio acima do normal.
● Intermediários: Pode realizar saltos longos e acrobacias.
● Avançados: Pode manter-se erguido em qualquer superfície e tem total consciência corporal.
Disponível para: Ladinos, Guerreiros, Arqueiros.
Montaria:
● Iniciantes: O Personagem sabe montar e cavalgar um animal (em geral cavalos).
● Intermediários: Pode usar montarias em batalhas.
● Avançados: Pode realizar manobras com a montaria (saltos e atacar com o animal)
Disponível para: Todos.
Vôo:
● Iniciantes: Podem alçar vôo por intermédio de asas.
● Intermediários: Vôos rápidos que permitem ataques aéreos.
● Avançados: Voa de forma natural, sem fadiga.
Disponível para: Wäzurys e Turyans.
Sentidos Aguçados:
● Iniciantes: Tem visão e ouvidos ligeiramente aguçados.
● Intermediários: Pode ver melhor em qualquer situação e ouve sons mínimos.
● Avançados: Apresenta sentidos realmente excepcionais.
Disponível para: Elfos.
Magia:
● Iniciantes: Podem efetuar magias básicas. Quanto mais vitalidade e integridade física o usuário apresentar, mais forte a magia. Qualquer magia custa mana.
● Intermediários: Conjuram magias mais poderosas, que pouco dependem do próprio estado físico, mas que ainda assim requerem energia e mana.
● Avançados: Consegue conjurar magias bem avançadas, e apenas as mais fortes que lhe custam energia.
Disponível para: Monges, shamans, feiticeiros, druidas e animagos.
INTELECTUAIS
Conhecimento [Florestas]:
● Iniciantes: Identificar uma espécie animal ou vegetal mundana; Metereologia. Permite sobreviver numa floresta.
● Intermediários: Encontrar e saber os perigos num terreno florestal. Rastrear trilhas ou pegadas.
● Avançados: Tem facilidade em lutas em florestas.
Disponível para: Todos.
Conhecimentos [Herbalismo]:
● Iniciantes: Identificar diferentes espécies de ervas.
● Intermediários: Consegue confeccionar poções básicas (restringir dor; revigorar)
● Avançados: Consegue confeccionar poções avançadas (curar; envenenamento)
Disponível para: Todos.
Conhecimentos [Zoologia]:
● Iniciantes: Identificar diferentes espécies de animais e determinar seus hábitos, alimentação, anatomia e comportamento.
● Intermediários: Consegue tratar animais.
● Avançados: Acalma animais e evita ataques.
Disponível para: Todos.
Mecânica:
● Iniciantes: Consegue localizar armadilhas; Destranca portas.
● Intermediários: Consegue desativar armadilhas; Destranca baús.
● Avançados: Consegue elaborar armadilhas e trancas.
Disponível para: Ladinos.
Negociação:
● Iniciantes: 10% de desconto em compras.
● Intermediários: 20% de desconto em compras.
● Avançados: 30% de desconto em compras.
Disponível para: Todos.
Simbologia:
● Iniciantes: Pode ler e escrever um grimório.
● Intermediários: Pode ler mensagens em linguas arcaicas.
● Avançados: Pode utilizar runas.
Disponível para: Feiticeiros, Shamans, Monges, Druidas, Animagos.
● Iniciantes: Identificar uma espécie animal ou vegetal mundana; Metereologia. Permite sobreviver numa floresta.
● Intermediários: Encontrar e saber os perigos num terreno florestal. Rastrear trilhas ou pegadas.
● Avançados: Tem facilidade em lutas em florestas.
Disponível para: Todos.
Conhecimentos [Herbalismo]:
● Iniciantes: Identificar diferentes espécies de ervas.
● Intermediários: Consegue confeccionar poções básicas (restringir dor; revigorar)
● Avançados: Consegue confeccionar poções avançadas (curar; envenenamento)
Disponível para: Todos.
Conhecimentos [Zoologia]:
● Iniciantes: Identificar diferentes espécies de animais e determinar seus hábitos, alimentação, anatomia e comportamento.
● Intermediários: Consegue tratar animais.
● Avançados: Acalma animais e evita ataques.
Disponível para: Todos.
Mecânica:
● Iniciantes: Consegue localizar armadilhas; Destranca portas.
● Intermediários: Consegue desativar armadilhas; Destranca baús.
● Avançados: Consegue elaborar armadilhas e trancas.
Disponível para: Ladinos.
Negociação:
● Iniciantes: 10% de desconto em compras.
● Intermediários: 20% de desconto em compras.
● Avançados: 30% de desconto em compras.
Disponível para: Todos.
Simbologia:
● Iniciantes: Pode ler e escrever um grimório.
● Intermediários: Pode ler mensagens em linguas arcaicas.
● Avançados: Pode utilizar runas.
Disponível para: Feiticeiros, Shamans, Monges, Druidas, Animagos.
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